A desigualdade de oportunidades na nossa sociedade não é apenas a desigualdade entre classes, mas a desigualdade de percepção, aparência, vocabulário, CEP, a desigualdade que exclui, criminaliza e fecha as portas por pura discriminação, principalmente a discriminação racial.
Se realmente queremos uma sociedade mais saudável, agradável e inclusiva precisamos aumentar a consciência coletiva contra as desigualdades e contra a discriminação. Ao mesmo tempo é importante apoiarmos e desenvolvermos ações afirmativas em favor dos nossos amigos negros.
Equilibrar o acesso das pessoas ao emprego, educação, cultura, lazer, alimentação precisa ser uma prioridade na nossa sociedade. Se este assunto ainda não é prioridade, é porque ainda precisamos desenvolver a consciência em uma parcela importante da sociedade, principalmente na esfera política. Precisamos também eleger políticos que sejam a favor da equidade de ações afirmativas.
Por outro lado, nós, individualmente, também podemos e devemos agir. Ações simples, mas que produzem resultados profundos como apoiar, empregar, elogiar, oferecer oportunidades, abrir espaços de fala, e muitas outras ações que produzam efeitos positivos para as pessoas.
Seja você também um agente da consciência negra e antirracista.




